24 de março de 2014

Mentira, um mal desnecessário.

 
Olá, queridas!
 
Que a graça e a paz do Senhor esteja com vocês!
 
Hoje vamos tratar de um tema que há muito vem me incomodando. Vamos falar sobre a mentira.
A primeira consideração que quero fazer é que NADA justifica uma mentira.
Nem mesmo uma mentirinha pequenininha?!?!?! Não, queridas, nem mesmo.
Para Deus não existe mentirinha ou mentirona. Mentira é mentira e pronto! Se isso não bastar como explicação, afirmo a vocês que qualquer forma de mentira é pecado e nos afasta de Deus.
"Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença." ( Salmos 101:7 )
O Espírito Santo vem trabalhando a questão da mentira em minha vida há alguns anos.
Quando ainda não era convertida, eu achava normal mentir pra justificar algo.
Se alguém telefonasse e, naquele momento, eu não quisesse falar por muito tempo, logo inventava uma situação para desligar.
Hoje, se não posso falar ao telefone naquele momento ou se não estou disposta, gentilmente, peço para que a pessoa me telefone em outro momento ou digo que entrarei em contato. E entro em contato no momento mais adequado.
Quando eu não queria ir a algum lugar ou queria sair de alguma situação, inventava uma desculpa (mentira) e achava que tudo estava resolvido.
Hoje, falo a verdade e explico porque não quero aquilo. Esse é só um exemplo, queridas. Mas, assim acontece em tantos outros momentos em minha vida. Não tenho mais o medo que tinha de magoar as pessoas se falasse a verdade.
Deus me mostrou que demonstro amor e honra pelo próximo quando falo a verdade. Ele me mostrou também que não preciso ter medo de perder o amor e amizade das pessoas quando lhes falo a verdade.
Aqui, queridas, o diferencial é a forma como falamos a verdade. Falar a verdade com amor é uma arma eficaz contra a injustiça que a mentira traz. O amor faz a diferença sempre!
Talvez você se pergunte: "E se ele(a) ficar chateado(a) se eu falar a verdade?".
A resposta é: fale a verdade e tenha a certeza de que Deus resolverá da forma que for melhor para você. E se isso importar na quebra de algum relacionamento, é porque Deus permitiu que fosse assim.
Vejam bem, falar a verdade não significa fazer fofoca. Falar a verdade com a intenção de prejudicar o outro é errado. Tudo depende da motivação da sua ação.
Precisamos analisar em quais circunstâncias estamos sendo levados a falar a verdade. Pode parecer um tanto complexo e gerar uma dúvida do tipo "então devo ou não falar a verdade todas as vezes?!". Sim, mas é preciso ter a sabedoria para saber a necessidade do momento e a forma de falar.
Na vida profissional, no casamento, no namoro, na educação dos filhos, na igreja, com amigos...às vezes somos colocados em situações que seria mais fácil mentir do que enfrentar a verdade.
Mas, não é assim que deve agir uma pessoa que deseja viver segundo o coração de Deus. Nosso Pai não se agrada da mentira.
É covarde aquele que mente.
Forte isso, né? Mas, é assim que vejo a mentira, como uma forma de covardia. É o medo de enfrentar a verdade. Muitas vezes a mentira vira hábito e acaba caindo na normalidade. E essa normalidade faz com que fiquemos insensíveis aos desígnios do Senhor.
Quando tomei a decisão de entregar minha vida a Jesus, naquele momento eu estava dizendo que queria ser uma nova criatura. Estava dizendo a Ele que não queria mais os velhos hábitos em minha vida. E continuo pedindo a Deus que me incomode quando minhas atitudes não estiverem de acordo com Sua vontade.
Meu esposo e eu, estamos ensinando aos nossos filhos que mentir é ser desonesto consigo, com o próximo e com Deus. Ensinamos também que a mentira NUNCA é justificativa pra nada.
E, com muita satisfação, já estamos colhendo os frutos desse ensinamento. Nossos filhos já estão dando bons exemplos e isso é tremendo!
Já tivemos situações nas quais eles mentiram e, confesso a vocês, que nem sempre soubemos lidar com isso. Mas, para honra e glória do Senhor, temos adquirido sabedoria para moldar o caráter deles e ensiná-los que a mentira é a escolha mais errada para enfrentar uma situação. Frequentemente, explicamos a eles que falar a verdade é a melhor opção e que não é correto mentir ainda que esteja com medo de enfrentar as consequências de falar a verdade.
A mentira não se manifesta apenas da forma verbal, queridas.
Quando somos desonestas, quando infringimos normas das quais temos conhecimento, quando prejudicamos alguém para tirar vantagem, também mentimos.
Precisamos estar atentas para não deixarmos que pequenas atitudes do dia-a-dia virem hábitos e caiam na normalidade. Precisamos sair da zona de conforto que, muitas vezes, nos colocamos para não enfrentar as situações.
Minha oração hoje é para que, neste momento, o Senhor incomode você e fale ao seu coração da mesma forma que tem falado ao meu. Desejo ainda, que sua vida seja transformada pelo toque amoroso do Senhor. Permita que seu caráter seja renovado e que, tudo aquilo que estiver fora do propósito de Deus seja afastado de você. Que você não sinta medo ao falar a verdade e que venha a ser um exemplo de uma pessoa segundo o coração de Deus. Em nome de Jesus, Amém.
Até a próxima reflexão!
Beijos
 

17 de março de 2014

Por que ser Excelente?

 
Olá, queridas!
 
Excelência. Nos últimos dias essa palavra tem feito parte dos meus pensamentos.
Tenho pensado a respeito de como agimos diante das mais diferentes situações.
Agir com excelência significa fazer o seu melhor independente da circunstância.
Certa vez, durante uma ministração, meu esposo e eu abordamos a "Excelência". Relacionamos nossa abordagem à Excelência de Deus, a mais perfeita e completa de todas.
Dessa forma, gostaria de compartilhar um pouco com vocês também.
Nosso Pai não deixa uma obra pela metade e, tenho certeza absoluta, que Ele sempre faz seu melhor em nossas vidas. Ainda que o entristeçamos profundamente com nossas ações ou omissões, Ele SEMPRE faz o melhor.
Por que, então, muitas vezes é tão difícil para nós agirmos da mesma forma?!
Deus tem por nós um amor tão grande e tão incondicional que nada do que fizermos poderá desviá-Lo desse propósito.
Para nós, seres carnais, é fácil amar alguém da nossa parentela ou uma pessoa que admiramos, consideramos querida e importante. Em geral, para essas pessoas, procuramos fazer o nosso melhor (via de regra). Há esforço da nossa parte. Somos excelentes!
Agora pergunto: por que não agimos da mesma forma com quem nos magoou, prejudicou, frustrou nossas expectivas, nos fez chorar ou não nos ama como gostaríamos?
A resposta é dura e objetiva. Não agimos com excelência com essas pessoas, porque, muitas vezes, escolhemos a quem amar e como amar. Somos eficientes em estabelecer um julgamento e, tão eficientes quanto, para estabelecer a pena a ser aplicada.
Algumas vezes, somos arbitrários quando se trata de relacionamentos.
Por favor, não se choquem comigo. Mas, costumeiramente, fechamos os olhos para a verdade por comodismo. Também me incluo nessa afirmação, queridas.
Estou feliz por Deus sempre se empenhar em me abrir os olhos e me mostrar onde preciso melhorar. Quero trazer a Excelência de Deus para minha vida em toda e qualquer situação.
Estou em busca de um nível mais alto de maturidade espiritual. Quero ser capaz de lidar com minhas tristezas e frustrações de uma maneira mais madura e eficiente.
Precisamos amadurecer, queridas. Por mais dolorida que essa maturidade possa ser, precisamos caminhar em busca dela. A maturidade traz a paz que tanto precisamos.
"O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo."
(
Efésios 4:14-15)
O amor é o maior e mais importante sentimento que podemos alimentar por alguém. Falo do amor saudável e incondicional. Precisamos estar cheios de amor para poder amar. É um princípio que começa em mim e em você.
Não preciso esperar ser amada para amar. Não é uma relação de troca, mas, naturalmente transformamos as pessoas quando demonstramos amor por elas.
É fácil amar assim? Não. Mas, é preciso.
É isso que Deus espera de nós. Que sejamos capazes de demonstrar amor e excelência a todo momento. Seja no trabalho, na vida conjugal, igreja, com amigos, filhos, família...em TUDO precisamos ser excelentes!
Meus amores, amor e excelência não combinam com a mentira. Mas, isso é assunto para a próxima reflexão!
Até a próxima reflexão.
Beijos!
 

11 de março de 2014

A escolha é sua - Falando sobre Relacionamentos - Parte II

Olá, queridas!
Dando continuidade ao que tratamos na última postagem, vamos falar sobre relacionamentos, especialmente, o de marido e mulher.
Falamos a respeito da escolha e que a melhor escolha é sempre esperar no Senhor.
Esta semana estive pensando a respeito de como os casais se comportam.
É fácil saber se um casal é namorado ou recém-casado. Beijos, afagos, trocas de carinho, olhares apaixonados, elogios, admiração, gargalhadas soltas e o desejo que sobe entre os dois pode contaminar quem estiver por perto. Uau!
O que acontece, então, com os casais que estão juntos há mais tempo? 5, 10, 15...30 anos?
Todo euforia do início do relacionamento dá lugar a um comportamento mais contido e menos intenso.
Sem generalizar, mas muitos casais já não se beijam a qualquer hora, não trocam carícias, mal se olham, desconhecem os elogios, a admiração parece que se foi e o fogo entre eles tornou-se um gigante adormecido.
Para ele, o macho, o casamento vai bem e, ao que parece, sem problemas. Talvez ele até pense a respeito, mas logo outro assunto chama sua atenção e ele nem se lembra mais sobre o que estava pensando.
Para ela, a fêmea, é ativado o alerta da insegurança! Ela se pergunta inúmeras vezes sobre o que está acontecendo. Chega a se sentir culpada. Começa a pensar "Será que tem outra mulher?", "Será que fiz algo errado?", "Será que ele não me ama mais?"...Sera? Será? Será? E quanto mais ela pensa, mais hipóteses surgem. Então, ela encontra uma amiga e tem início ali um grande e profundo desabafo. Se essa amiga for casada, talvez compartilhem experiências. Se for solteira, pode estar aí um grande e iminente sinal de perigo. Os "serás", em questão de segundos, podem encontrar as  mais diferentes respostas.
Se nesse relacionamento tiver filhos, é provável que ela esteja se sentindo sobrecarregada por desempenhar tantas funções e ele, o macho, não ajudar em quase nada. Ela acha que o marido não assumiu as responsabilidades junto com ela. O casamento, então, passa a ser colocado em questão.
Queridas, essa situação pode lhe parecer familiar e você se pergunte: "Como ela sabe disso?". Digo a vocês, que sei porque passei por isso. Sim, passei por isso. E, após alguns anos ministrando para casais, vejo que muitos casamentos passam por isso.
Entretanto, decidi não ser parte do grupo das lamentações e fui atrás da mudança.
Aliás, vivo constantemente atrás da mudança. Meu marido diz que recebi de Deus o dom de "discutir a relação"..rsrs Às vezes acho que tenho mesmo. Amém por isso! Rsrs...
Decidi, queridas, que quero ter um casamento excelente! Para isso, tomei posse das promessas de Deus para minha vida e para a vida da minha família. Não quero ter uma vidinha medíocre, de aparência. Quero ser plenamente feliz e realizada em meu casamento, em nome de Jesus!
Penso, meus amores, que a falta de beijos, olhares, carinho, elogios e admiração no casamento, não se trata de desgaste causado pelo tempo. Trata-se de se acostumarem a viver dessa forma. Cada um à sua maneira. Um deixa de fazer pelo outro aquilo que gostaria que lhe fizessem. Acomodam-se na justificativa do tempo que já passou.
Deus não quer que seja assim. É claro que o casamento traz a tranquilidade de ter o outro a todo tempo. Mas, falo de algo mais profundo. Falo da intimidade que faz com que marido e mulher se fundam em uma só carne. De um pegar os trejeitos do outro. De olhar para outro e saber o que está pensando. Em se bastarem, se completarem.
(E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Marcos 10:8)
Sim, um casamento não se constrói sozinha, mas o pontapé da mudança precisa ser dado por um dos cônjuges. Não espere que seu marido mude de repente. Viva, com seu cônjuge, um dia de cada vez.
Casamos para fazer o outro feliz e, consequentemente, sermos felizes. E a perseverança no Senhor é a chave para o sucesso de qualquer relacionamento!
Trataremos mais sobre isso em breve.
Até a próxima reflexão!
Beijos
Ah! Vamos descontrair...rsrs

5 de março de 2014

A escolha é sua - Falando sobre Relacionamentos - Parte I

duplo caminho

Olá, queridas!

Vamos falar um pouquinho sobre relacionamento hoje.
Meu esposo e eu temos acompanhado alguns casais e, ao avaliar os diferentes problemas que esses casais enfrentam, chegamos à conclusão que sempre há solução.
Quando Jesus disse "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.", ele estava dizendo que a vida de ninguém seria um mar de rosas, mas que TODOS seriam capazes de vencer o mal, desde que perseverasse.
O que percebemos hoje é que algumas pessoas  desistem muito facilmente diante da dificuldade. Acham mais cômodo desistir, que enfrentar o mal.
Nessa hora surgem as justificativas: "Não posso perdoar isso!", "Mereço alguém que me ame de verdade!", "Sou muito bom/boa pra ele(a) e ele(a) não reconhece!", "Aindo tenho a vida toda pela frente!", "Só eu faço tudo nesse relacionamento!"...
Perdoar e retomar um relacionamento ferido não é fácil, mas quando somos obedientes aos ensinamentos de Deus, o recomeço passa a ter uma direção. É um passo a passo. É viver um dia de cada vez.
Precisamos estar cheios do Espírito Santo de Deus para encarar um problema de frente e não permitir que um relacionamento seja destruído.
Essa afirmação vale para qualquer área das nossas vidas. Seja pessoal, emocional, afetiva, profissional...
Esperamos o reconhecimento e a gratidão do outro em muito do que fazemos.
Deus deseja que façamos tudo com excelência, desde que essa ação não vá contra os princípios bíblicos e éticos.
Ser gentil ao reconhecer o esforço do outro também faz parte do princípio do amor de Deus. Mas, o reconhecimento não deve ser a principal motivação quando se trata de servir.
Outro fator que vejo com empecilho da felicidade, é o imediatismo. Queremos tudo pra ontem.
Até quando oramos, muitas vezes, queremos que tudo aconteça instantes depois.
Precisamos viver com a certeza de que o tempo de Deus não é o nosso tempo e que a vontade de Deus, algumas vezes, pode não estar de acordo com a nossa vontade.
E mais, precisamos aprender a aceitar a vontade de Deus em nossas vidas.
Viver debaixo da vontade de Deus significa que teremos tribulações, mas que receberemos a sabedoria de Deus para lidar com os problemas.
Quando estiverem diante de alguma dificuldade, orem. Orem pedindo que Deus lhes dêem a direção. Orem para o Pai mostrar como você deve agir.
Muitas pessoas cometem o erro de sair falando seus problemas para qualquer pessoa. Nessa hora pode surgir um conselho errado e tudo se perder. Ou ainda, diante da carência do momento da crise, sentimentos podem ser confundidos e uma grande brecha ser aberta.
Aprenda a levar seus problemas a Deus e espere Nele. Creia que Ele é capaz de mudar qualquer situação.
Ele é poderoso e quer que você viva uma vida plena e feliz!
Crises virão. Tristezas virão. Tribulações virão. Mas, a forma como você escolherá passar por esses momentos é que farão toda diferença.
Você pode escolher viver eternamente sendo a pobre vítima ou pode, com a ajuda de Deus, ser a heroína da sua história!!!
Escolha certo, escolha Deus!!!  
Até a próxima reflexão!
Beijos